segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

+Património: Roteiro Natalício pelas Torres Sineiras



As associações Braga + e JovemCoop organizam, no próximo sábado, dia 16 de Dezembro, mais um percurso pelo património bracarense, desta feita em época natalícia e com uma visita por algumas das torres sineiras mais famosas de Braga. 

A iniciativa tem início marcado para as 10h00, junto da igreja de S. Victor. O percurso, que vai permitir o acesso ao topo das torres sineiras, integra passagens pela igreja de S. Victor, igreja de S. Vicente, igreja do Carmo, igreja de Santa Cruz e Basílica dos Congregados. Em cada um dos lugares vai ser efetuada uma contextualização histórica. 

As torres sineiras, estruturas destacadas dos espaços de culto cristãos, tinham como função propagar o ritmo dos sinos ao território circundante. Na Idade Média poderiam ainda ter a missão de vigilância em tempos de tensão e ameaça. As torres sineiras tinham ainda uma função comunitária assinalável, dado que informavam a população a respeito do ritmo do relógio e davam sinal sempre que era necessário reunir a comunidade em torno de algum acontecimento, nomeadamente quando ocorriam incêndios. Até há pouco tempo, as torres sineiras eram a edificação mais elevada das cidades, aldeias e vilas, detendo, por isso, uma perspetiva privilegiada sobre os territórios onde estão implantadas. Geralmente são também construções interessantes do ponto de vista arquitetónico. 

Esta iniciativa tem um teor solidário, já que os participantes serão convidados a trazer uma garrafa de azeite, que será posteriormente doada à Comissão Social de S. Victor com o escopo de compor os cabazes de Natal que são entregues às famílias mais carenciadas. Trata-se de uma forma das associações se agregarem à Missão Põe Azeite 2017 que tem sido levada a cabo pelo Grupo Coral de Guadalupe.

Sem comentários:

Enviar um comentário