domingo, 17 de fevereiro de 2013

+ PATRIMÓNIO: o palácio do Raio


O palácio do Raio é uma das obras-primas do arquitecto André Soares. Construído entre os anos de 1754-55, destinava-se a servir de habitação à família do rico comerciante João Duarte Faria. A porta e varandim principal são citadas como o melhor exemplar da arquitectura civil bracarense. Sofreu algumas alterações no decorrer do século XIX, quando estava na posse de Miguel José Raio, o homem que deixou o seu nome à casa. Contudo, a designação do palácio mais popular entre os bracarenses era "Casa do Mexicano", devido à estátua do que aparenta ser um turco, que se encontra em destaque na escadaria principal, e saiu também das mãos do mestre André Soares. Ontem, durante os Percursos Barrocos, tivemos o privilégio de admirar!

O palácio do Raio esteve, até há dois meses, na posse do Estado. Está em estado bastante degradado e a proprietária do edifício, a Santa Casa da Misericórdia de Braga espera ser apoiada financeiramente pelos responsáveis pela sua deterioração: o Estado. Este edifício, juntamente com o hospital velho de S. Marcos, mereciam uma recuperação para fins culturais, que devolvesse este espaço aos bracarenses e visitantes. E que tal um museu de Arte Sacra, que congregasse o melhor espólio de todos os templos da cidade?

sábado, 16 de fevereiro de 2013

A primeira obra de André Soares

© JovemCoop
O primeiro desenho conhecido de André Soares, o génio do rococó bracarense, é datado de 1747. Trata-se do frontispício do livro de Estatutos da Irmandade do Bom Jesus e Santana, outrora sediada na ermida que estava colocada ao centro da actual avenida Central. Esta irmandade, após a demolição da capela de Santana em 1769, foi transferida para a igreja de Santa Cruz, tendo-se fundido à irmandade aí sediada.
O desenho, esse, sobreviveu às mudanças e é o mais antigo testemunho de um nome ao qual Braga deve a sua magnificência e grandiosidade. Indubitavelmente um dos seus maiores filhos!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CIDADANIA: acção de protesto contra mais parcómetros

Na sequência da petição que os bracarenses foram convidados a subscrever, vai realizar-se esta quarta-feira uma ação de protesto contra a introdução de parcómetros em novas artérias de Braga. Esta manifestação cívica decorrerá entre as 16h30 e as 18h30, na praça do Município.
Apesar de ser promovida por um dirigente de um partido político, trata-se de uma ação supra-partidária, que merece a adesão de todos os que discordam desta medida. Se é certo que já estava outra manifestação convocada para as 14h00 de sábado, penso que deveríamos unir esforços e não multiplicar acções. Esta tem a virtude de se realizar num dia em que as portas da Câmara Municipal estão abertas.
Como a Braga + tem como missão a cidadania, temos que subscrever esta acção de protesto, que se constitui como oportunidade para o diálogo entre cidadãos e classe política.
Em democracia há espaço para discordar, discutir e escutar. Quando quem ocupa cargos de serviço público não explica devidamente as decisões que toma aos cidadãos, todos temos o direito de nos manifestarmos civilizadamente.
Como está em causa uma medida que poderá afectar significativamente muitos bracarenses, a Braga + apela à participação nesta acção de protesto, da parte de todos os que discordem desta medida.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

+ PATRIMÓNIO: a muralha de Bracara Augusta

Uma das formas como os arqueólogos e investigadores da cidade romana de Bracara Augusta descobriram o traçado da muralha da urbe foi esta fotografia aérea de Braga nos anos 40.
Se a muralha medieval é muito fácil de perceber, dado que as ruas que nasceram coladas ao seu traçado ainda hoje lá estão, já a muralha do período romano encontrava-se mais dissimulada, até porque grande parte da sua área urbana estava ocupada por campos agrícolas.
Consegue descobrir o traçado?