quinta-feira, 26 de setembro de 2013

+ PATRIMÓNIO: visita à Capela de S. Miguel-o-Anjo

 A Braga + promove este sábado uma visita guiada à capela de S. Miguel-o-Anjo com o propósito de sensibilizar os bracarenses para o atual estado de degradação em que se encontra.
A visita à capela coincide propositadamente com as festividades em honra de S. Miguel, cujo dia litúrgico se assinala anualmente a 29 de setembro.
Recorde-se que a paróquia de Maximinos, detentora do imóvel, tem vindo a alertar para a necessidade de reabilitar a capela de S. Miguel-o-Anjo. Para além da necessária substituição do telhado, tem a sua abóbada em risco iminente de desabar, pelo que a mesma se encontra atualmente vedada.
A Braga + pretende com esta iniciativa alertar a sociedade civil e os decisores políticos para a urgência de uma intervenção nesta capela, dado tratar-se de um exemplar patrimonial de grande valor no contexto da arquitetura tardo barroca bracarense.
A visita guiada decorre a partir das 10h00 deste sábado, 28 de setembro, não necessitando de qualquer inscrição prévia.
A capela de São Miguel-o-Anjo será um dos mais desconhecidos templos bracarenses. Localizada na freguesia de Maximinos, muito próxima da estação, resulta da transferência de uma antiquíssima capela que existia junto à porta da Ajuda, no local de passagem das Carvalheiras para o Campo das Hortas. Desmantelada no último quartel do século XIX, foi transferida para o atual local, juntamente com os retábulos da autoria de André Soares.
Esta capela era o local onde tradicionalmente os arcebispos se paramentavam para fazer a sua entrada solene na Sé.

1 comentário:

  1. Sò falta explicar o proposito da Capela ter sido levada para perto da estaçao.
    Como pela zona da estaçao, nao havia nenhuma igreja, a capela S. Miguel o anjo foi levada para o ponto atual para que se desse missa de proteçao na partida dos comboios, para fora de Braga, com a intuiçao de pedir uma boa viajem a quem partia.

    ResponderEliminar