domingo, 7 de abril de 2013

+ CULTURA: a porta rococó do antigo Paço Arquiepiscopal

Postal da Praça do Município nos finais do século XIX, percebendo-se, ao fundo, a igreja do Paço

Porta rococó da igreja do Paço (à esquerda), colocada junto à Biblioteca depois de 1921
Restos da porta rococó colocados no estacionamento da CMB, após serem retirados do Parque da Ponte em 2009
A igreja do Paço foi mandada construir pelo Arcebispo D. José de Bragança, aquando da edificação do seu novo palácio voltado à praça do Município. Provavelmente encomendada também a André Soares, como deixa entrever o traço do pórtico deste templo. Desmantelada em 1921, sem motivo aparente (republicanos anti-clericais...), dado que não foi afectado pelo grande incêndio de 1866, a igreja tinha torre sineira e uma interessante cúpula octogonal, rara na arquitectura religiosa bracarense.
A porta desta malograda igreja foi colocada no muro que delimitava a Biblioteca Pública, após o restauro levado a cabo pelo Estado Novo na década de 30. Possivelmente, para abrir a actual rua Eça de Queiroz, a porta foi desmontada e levada para o parque da Ponte.
Durante anos me habituei a ver estas elegantes pedras na zona interior do parque, sem nunca perceber o que ali faziam ou de onde provinham. Em 2009, após as obras de remodelação do parque, estas pedras foram levadas para o parque de estacionamento do Pópulo.

Não seria possível recolocar esta interessante porta rococó num espaço nobre da cidade? Ou, então, colocá-la novamente no parque da Ponte, talvez montada e com um painel interpretativo a recordar este monumento desaparecido de Braga?

Sem comentários:

Enviar um comentário