sexta-feira, 15 de março de 2013

+ PATRIMÓNIO: percorrer o legado do arcebispo D. Rodrigo

Durante o Percurso vamos poder apreciar esta tela, na qual estão registadas as obras legadas por D. Rodrigo de Moura Telles
O legado do Arcebispo D. Rodrigo de Moura Telles na cidade de Braga vai ser o destaque do segundo Percurso Barroco, uma iniciativa conjunta da Braga + e da JovemCoop, que pretende ajudar os bracarenses a conhecerem e a valorizarem o seu património.
Esta iniciativa está agendada para amanhã, dia 16 de março, e tem início marcado para as 09h30, na porta principal da Sé de Braga.
O percurso, que vai tentar reescrever as obras patrocinadas por um dos prelados mais importantes da história bracarense, na tentativa de reinterpretar, à luz do contexto vivido por Braga no início do século XVIII, os artistas, os monumentos e as iniciativas que tiveram D. Rodrigo de Moura Telles como protagonista.
A primeira obra a ser apreciada vai ser a capela de S. Geraldo, na Sé Primaz, onde o prelado está sepultado. Em seguida, os participantes vão poder admirar os sapatos que D. Rodrigo utilizava para aceder à mesa das celebrações que, devido á sua reduzida estatura, exigiam um tacão monumental.
O percurso vai contar ainda com passagens pela capela de S. Sebastião das Carvalheiras, largo do Paço e igreja da Penha.
Ainda não confirmada está a visita ao recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas, que é um dos maiores legados deste arcebispo. A visita vai concluir-se com passagens pelo campo Novo, projeto urbanístico elaborado durante a prelazia de D. Rodrigo de Moura Telles, e pela capela de Guadalupe, outra das ermidas reconstruídas no período que intermediou os anos 1704 e 1728.
As inscrições, e demais informações, estão disponíveis nos sites da JovemCoop e da Braga +, ou nas respetivas páginas do facebook.
Esta iniciativa conta ainda com a colaboração da Fundação Cultural Bracara Augusta que, no seguimento da Capital Europeia da Juventude, continuam a garantir uma colaboração a nível logístico.
No próximo dia 30 de março, as duas associações promovem novo percurso sobre o legado de D. Rodrigo de Moura Telles, desta feita com uma caminhada até ao santuário do Bom Jesus do Monte.

Sem comentários:

Enviar um comentário