domingo, 17 de fevereiro de 2013

+ PATRIMÓNIO: o palácio do Raio


O palácio do Raio é uma das obras-primas do arquitecto André Soares. Construído entre os anos de 1754-55, destinava-se a servir de habitação à família do rico comerciante João Duarte Faria. A porta e varandim principal são citadas como o melhor exemplar da arquitectura civil bracarense. Sofreu algumas alterações no decorrer do século XIX, quando estava na posse de Miguel José Raio, o homem que deixou o seu nome à casa. Contudo, a designação do palácio mais popular entre os bracarenses era "Casa do Mexicano", devido à estátua do que aparenta ser um turco, que se encontra em destaque na escadaria principal, e saiu também das mãos do mestre André Soares. Ontem, durante os Percursos Barrocos, tivemos o privilégio de admirar!

O palácio do Raio esteve, até há dois meses, na posse do Estado. Está em estado bastante degradado e a proprietária do edifício, a Santa Casa da Misericórdia de Braga espera ser apoiada financeiramente pelos responsáveis pela sua deterioração: o Estado. Este edifício, juntamente com o hospital velho de S. Marcos, mereciam uma recuperação para fins culturais, que devolvesse este espaço aos bracarenses e visitantes. E que tal um museu de Arte Sacra, que congregasse o melhor espólio de todos os templos da cidade?

1 comentário:

  1. Caro Rui.
    É uma boa sugestão a sua, da criação de um museu de Arte Sacra juntando o espólio de todos os templos de Braga. Creio no entanto que isso não será fácil de concretizar já que cada confraria ou irmandade, quererá por certo manter os seus espólios nas sua capelinhas. A menos que sirva para exposições temporárias.

    ResponderEliminar